quarta-feira, 26 de setembro de 2018

FALSA PESQUISA TENTA ROUBAR DADOS PELO WHATSAPP.

Reprodução
Recebeu algum convite para participar de pesquisas Datafolha ou Ibope em seu celular? Cuidado! Essas mensagens são falsas, fazem parte de um golpe e levam a sites tão falsos quanto elas — e que podem roubar seus dados, entre outras coisas. Nenhum dos institutos utiliza esse método para fazer levantamentos.
“O Datafolha não faz pesquisas eleitorais através da internet. Utiliza apenas o método face a face, com entrevistas pessoais”, alertou Mauro Paulino, diretor do instituto, à Gazeta do Povo. A fala deixa claro que nem mensagens por WhatsApp e nem ligações telefônicas fazem parte do método do Datafolha.
O Ibope, outro instituto gabaritado e que também aparece na corrente falsa que está sendo transmitida por WhatsApp, afirmou em nota no dia 18 de setembro que “é falso qualquer convite ou divulgação de resultado de pesquisa realizada pela internet ou celular atribuída ao IBOPE Inteligência”.
As mensagens que circulam no WhatsApp se camuflam de convites e contém um link que leva para um site falso. Neste espaço, o usuário é induzido a preencher um formulário e, em seguida, a compartilhar a pesquisa com o máximo de pessoas possíveis. O intuito final do gole é roubar as informações de quem se cadastra por meio do próprio aplicativo de mensagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário