terça-feira, 16 de outubro de 2018

TSE DESMENTE BOATOS SOBRE URNAS ELETRÔNICAS.


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou na quinta-feira (11) uma página para esclarecer informações falsas disseminadas nas redes sociais que "tentam macular a higidez do processo eleitoral nacional".
Até a noite desta sexta, 5 boatos já tinham sido desmentidos pelo tribunal: urna autocompleta voto; boletim de urna com 9.909 votos; eleitor não consegue votar para presidente; garis transportando urnas sem o consentimento da Justiça Eleitoral; e anulação de votos pela Justiça Eleitoral.
A informação de que a urna eletrônica estaria completando o voto dos eleitores também foi desmentida pelo HuffPost Brasil em reportagem publicada no dia 7, durante a votação do primeiro turno.
O TSE afirma que todo relato de irregularidade que recebe é encaminhado para investigação do Ministério Público e da Polícia Federal, mas diz que nenhuma fraude foi comprovada.
"Até o presente momento, nenhuma ocorrência de violação à segurança do processo de votação ou de apuração realizado durante as eleições 2018 foi confirmada ou comprovada", diz nota divulgada pelo TSE, que ainda fez um apelo pelo "compartilhamento consciente e responsável de mensagens nas redes sociais"

Nenhum comentário:

Postar um comentário