domingo, 25 de novembro de 2018

ESPERO QUE O BRASIL SOBREVIVA COM O MELHOR.

Leandro Karnal é um dos palestrantes do 2° Encontro Sobre Ética Nos Negócios, em São Paulo, na terça-feira (27).
O novo capítulo da História brasileira que começa em 1º de janeiro de 2019 é resultante de uma intensa polarização na política nacional. Se dezenas de milhões celebraram a eleição de Jair Bolsonaro, outras dezenas de milhões ainda temem pela democracia com a ascensão de um capitão do Exército reformado cujo discurso ao longo da vida pública flertou com o autoritarismo. Para o historiador Leandro Karnal, a alternância de poder não significa necessariamente um avanço, mas a construção da democracia brasileira está em curso. "Estamos aprendendo e dando passos; Estado democrático de Direito é perfectível, nunca perfeito."
Em entrevista concedida ao HuffPost Brasil por e-mail, o professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) defendeu o diálogo como forma de os grupos adversários na esfera pública deixarem de lado "seu delírio autoritário de hegemonia" — seja à direita, seja à esquerda. "Sempre espero que o Brasil sobreviva a todos aqueles que sabem exatamente o que é melhor para ele", ironiza.
Seu livro publicado no ano passado, Todos contra Todos: O ódio nosso de cada dia (LeYa) já antecipava o clima reinante na campanha eleitoral de 2018, que deixou cicatrizes em famílias, amigos e colegas de trabalho. "O problema que embasa todo projeto autoritário é transformar divergência em eliminação", resume. Não à toa os dois maiores combustíveis desta eleição foram o antipetismo e a rejeição a Bolsonaro.
Na próxima terça-feira (27), o historiador participa do 2°Encontro Sobre Ética Nos Negócios, em São Paulo, ao lado de nomes como da Monja Coen, da filósofa feminista Djamila Ribeiro e do procurador Deltan Dallagnol, um dos coordenadores da força-tarefa da Operação Lava Jato. Ao HuffPost, Karnal colocou em perspectiva o brado pela ética e contra a corrupção dos eleitores em 2018, analisou a faxina na "velha política" e também reconheceu as mudanças positivas empreendidas pela Lava Jato

Nenhum comentário:

Postar um comentário