terça-feira, 13 de novembro de 2018

LULA PODERÁ DEVOLVER DINHEIRO DO FUNDO ELEITORAL.

Movimentação na frente da sede da Polícia Federal em Curitiba 
As candidaturas barradas pela justiça no processo eleitoral de 2018 receberam juntas R$ 38,7 milhões do fundo eleitoral e doações oficiais. Segundo reportagem do jornal “O Globo”, esse dinheiro terá que ser desenvolvido pelas regras da Justiça Eleitoral e terá que ser devolvido.
A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva —que teve sua candidatura vetada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)— recebeu sozinha R$ 20 milhões. Os valores foram arrecadados antes do PT substituir Lula por Fernando Haddad.
As informações foram levantadas pela ONG Movimento Transparência Partidária com base nos dados publicados pelo TSE na internet. O Ministério Público Eleitoral (MPE) já estuda maneiras de reaver o dinheiro.
A Transparência Partidária criou uma plataforma que agrega informações do TSE sobre as prestações de contas.  “A Justiça eleitoral não tinha, por exemplo, uma ferramenta para agregar todas as informações sobre os principais gastos de campanha por exemplo. Acredito que, hoje, a plataforma é capaz de responder a qualquer pergunta sobre os gastos de campanha”, diz o diretor da ONG, Marcelo Issa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário