As eleições gerais do dia 7 de outubro servirão para o eleitor definir o próximo presidente da República, o governador de seu Estado, os senadores e, também, para eleger os deputados estaduais e federais.
Para entender melhor o que fazem os deputados, vamos explicar primeiro que eles se dividem em duas esferas de trabalho: Assembleia Legislativa (estaduais) e Congresso Nacional (federais).
E o que fazem os deputados estaduais e federais? A principal função do deputado estadual é legislar, ou seja, propor, emendar ou alterar projetos de lei que representem os interesses da população do seu estado.
O deputado estadual também é uma espécie de "fiscal" do trabalho do governador, pois é ele o responsável por julgar anualmente as contas prestadas pelo Executivo estadual e fiscalizar a execução orçamentária.
A Assembleia Legislativa também tem o poder de instaurar CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) para apurar e investigar possíveis irregularidades na administração do Estado.
Deputado Federal
A função do deputado federal é bem similar à executada pelo estadual, mas em âmbito mais amplo. O deputado federal tem como principal tarefa legislar e, às vezes, com poder de alterar até mesmo a Constituição.
O deputado federal também aprova ou não as medidas provisórias sugeridas pelo presidente da República, além de fiscalizar as ações do Poder Executivo com o auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU).
Ele também pode destinar emendas parlamentares para obras e realizações no estado que é seu domicílio eleitoral.
Os deputados federais são os responsáveis por aprovar o Orçamento da União e os únicos com poderes para autorizar a instauração de processos de impeachment contra o presidente ou o vice-presidente da República
Nenhum comentário:
Postar um comentário