O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse nesta segunda-feira (5) que, se o governo federal não tiver recursos para ampliar presídios, a saída será "amontoar" presos.
"A cadeia, se você tiver recursos, amplia. Ninguém quer torturar ninguém dentro da cadeia. Mas se não tiver recursos, amontoa", disse Bolsonaro em entrevista a José Luiz Datena, na TV Band. "Se não tiver recursos, lamento, você vai ter que amontoar esses caras lá."
O discurso a favor do encarceramento em massa não é novo. Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro disse que iria "entupir a cadeia de bandidos" e que a solução para a superlotação dos presídios seria colocar "um [preso] em cima do outro".
A declaração foi dada quando Bolsonaro comentava reportagem publicada nesta segunda-feira pelo jornal O Globo, segundo a qual a política de endurecimento penal defendida pelo presidente eleito vai esbarrar em decisões recentes do STF (Supremo Tribunal Federal), que já declarou o "estado de coisas inconstitucional" dos presídios brasileiros.
A fim de resolver o impasse com o Judiciário, Bolsonaro afirmou que vai procurar os ministros para propor que façam "política juntos".
"Eu vou procurar o Supremo Tribunal Federal e falar para o nosso presidente Dias Toffoli que temos que fazer política juntos para solucionar esse problema. Não basta eu ficar do lado de cá brigando com o Legislativo, [para] aprovar as coisas, e o Supremo lá na frente derrubar. Nós temos que trabalhar juntos porque nós estamos no mesmo barco", disse Bolsonaro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário