quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

PAÍSES DO MERCO SUL APOIAM BOLSONARO.

Presidente uruguaio Tabaré Vázquez (C) discursa na cúpula do Mercosul em 18 de dezembro de 2018 em Montevidéu
Os presidentes dos países do Mercosul concordaram nesta terça-feira (18), durante uma cúpula em Montevidéu, em reformar o estagnado bloco regional, depois da ameaça do Brasil de se retirar caso não haja mudanças.
O presidente argentino, Mauricio Macri, disse a seus colegas do Uruguai, Tabaré Vázquez; do Brasil, Michel Temer; e do Paraguai, Mario Abdo Benítez, que o grupo fundado em 1991 deve "deixar para trás qualquer improdutivo debate existencial".
A cúpula foi celebrada dias depois da ameaça do futuro governo do Jair Bolsonaro de abandonar o bloco caso não haja mudanças que levem a resultados positivos para o setor produtivo brasileiro.
O presidente anfitrião, Tabaré Vázquez, disse que o Mercosul deve buscar o "aperfeiçoamento do comércio intrazona", reiterando o que já foi antecipado pelos chanceleres do grupo na segunda-feira.
Após o encontro, os ministros das Relações Exteriores dos quatro sócios concordaram que a postura brasileira abre uma "oportunidade" para "discutir uma melhoria e um aperfeiçoamento" do bloco, que funciona como união aduaneira, mas que tem perdido dinâmica em suas decisões sobre comércio. Em 20 anos, o bloco não conseguiu concluir o Tratado de Livre-Comércio com a União Europeia.
Além disso, o acordo impede que os sócios possam negociar tratados comerciais individualmente caso não contem com a anuência dos demais integrantes do bloco, o que tem levado a pedidos de flexibilização desse nos últimos tempos na tentativa das economias do bloco impulsionarem suas exportações.
O paraguaio Mario Abdo Benítez pediu uma "revisão e atualização dos órgãos" do Mercosul.
Temer se despediu do Mercosul após seu curto mandato e foi aplaudido. Vázquez afirmou que "não seria oportuno ignorar as circunstâncias" nas quais Temer chegou à presidência, mas destacou seu "compromisso com o Mercosul" e pediu "de coração" um aplauso para o colega brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário