segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

RESERVAS INDIGENAS FUNCIONAM COMO ZOOLÓGICOS.


O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) comparou nesta sexta-feira (30) indígenas em reservas a animais em zoológicos. A afirmação foi feita em Cachoeira Paulista (SP) em resposta a uma pergunta sobre o Acordo de Paris, que envolve políticas para redução do desmatamento. Na campanha eleitoral, Bolsonaro ameaçou retirar o Brasil do acordo.
"Sobre o Acordo de Paris, nos últimos 20 anos, eu sempre notei uma pressão externa – e que foi acolhida no Brasil – no tocante, por exemplo, a cada vez mais demarcar terra para índio, demarcar terra para reservas ambientais, entre outros acordos que no meu entender foram nocivos para o Brasil. Ninguém quer maltratar o índio. Agora, veja, na Bolívia temos um índio que é presidente. Por que no Brasil temos que mantê-los reclusos em reservas, como se fossem animais em zoológicos?", questionou, segundo o G1.
Não é a primeira vez que o presidente eleito faz este tipo de declaração. Em 2014, segundo o jornal O Globo, Bolsonaro afirmou que "índio não fala nossa língua, não tem dinheiro, é um pobre coitado, tem que ser integrado à sociedade, não criado em zoológicos milionários".
Nesta sexta-feira, Bolsonaro disse que o índio é "um ser humano igualzinho a nós". "Querem o que nós queremos, e não podemos usar o índio, que ainda está em situação inferior a nós, para demarcar essa enormidade de terras, que no meu entender poderão ser, sim, de acordo com a determinação da ONU, novos países no futuro. Justifica, por exemplo, ter a reserva ianomâmi, duas vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro, para talvez, 9 mil índios? Não se justifica isso aí."
O Brasil, entretanto, se comprometeu nesta sexta-feira a fortalecer o Acordo de Paris. Em conjunto com os demais líderes dos Brics (grupo de países que une Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o presidente Michel Temer assinou um texto no qual o bloco fortalece a relação com o acordo

Nenhum comentário:

Postar um comentário