sexta-feira, 22 de novembro de 2019

SENADO AUMENTA O VALOR DAS APOSENTADORIAS.

*ARQUIVO* BRASILIA, DF, 12.11.2019 - Plenário do Senado durante sessão solene do Congresso para promulgação da reforma da Previdência. (Foto: Renato Costa/FramePhoto/Folhapress)
- Ao analisar mudanças à reforma da Previdência, o Senado aprovou, por 54 votos a zero, uma regra mais leve no cálculo de aposentadorias. 
A reforma da Previdência, que passou a valer na semana passada, determina que será considerado todo o histórico de contribuições do trabalhador. 
Antes da reforma, a fórmula era mais vantajosa, pois considerava apenas 80% das contribuições mais elevadas.
A proposta aprovada nesta terça-feira (19) prevê uma nova mudança: o cálculo será com base em 100% dos salários apenas após cinco anos.
Mas isso ainda depende de votação em segundo turno no Senado e, depois, de avaliação na Câmara.
O acordo no Senado prevê que a aposentadoria será calculada novamente sobre as 80% maiores contribuições. A partir de 1º de janeiro de 2022, essa taxa sobe para 90% e alcançaria 100% em janeiro de 2025.
O governo defendia que a fórmula da reforma da Previdência, em vigor desde semana passada, fosse mantida. Mas interlocutores do presidente Jair Bolsonaro no Congresso tiveram que ceder.
Com isso, o Senado concluiu a votação, em primeiro turno, da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) com mudanças à reforma da Previdência

Nenhum comentário:

Postar um comentário