domingo, 11 de fevereiro de 2018

HADDAD É O NOVO PALOCCI DO PT




O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad se transformou no novo Palocci do PT. Pupilo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad foi escalado para escrever a nova versão da Carta ao Povo Brasileiro e o programa de governo Lula III. A primeira será apresentada no aniversário do PT, no próximo dia 22, em São Paulo. O segundo deve estar pronto até o fim deste mês e será apresentado a outros partidos de esquerda como estratégia de atuação conjunta — não necessariamente de unificação de candidaturas ao Planalto em outubro — a partir do início de março.

Em 2002, quando Lula chegou pela primeira vez ao Planalto, iniciando os quase 16 anos do PT no poder, Antonio Palocci foi o responsável pela elaboração da primeira carta ao povo brasileiro e do programa de governo. Herdara a missão do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado no início daquele ano. O programa foi dirigido à militância e aos aliados. A carta, aos investidores, tinha a intenção de espantar o receio de um PT radical.

O PT nunca gostou de Palocci. A aversão aumentou ainda mais depois que o ex-ministro da Fazenda, preso na Operação Lava-Jato, fechou delação premiada e dedurou Lula. O PT tampouco gosta de Fernando Haddad. Especialmente, o PT paulista. Eles se arrepiam com a possibilidade de o ex-ministro da educação ser o nome do partido para suceder o quase inviável Lula. “Deus me livre, Haddad não agrega nada. Nosso melhor nome, caso Lula não possa ser candidato, é o Jaques Wagner”, afirma o deputado federal Carlos Zarattini (SP). Ele reforça, contudo, que esse debate está proibido no PT, que insistirá, até o limite, na candidatura de Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário