segunda-feira, 17 de junho de 2019

Todos os 18 nomes foram indicados pelo próprio Moro para cargos comissionados na pasta da Justiça. (Foto: Marcos Correa/Oficina Presidencial de Brasil via AP)
O ministro da Justiça, Sergio Moro, não é o único nome presente no governo Jair Bolsonaro ligado à operação Lava Jato. Além dele, outras 18 pessoas nomeadas para cargos de confiança no governo federal já trabalharam em repartições vinculadas à operação de combate à corrupção.
O nome de Moro e seu papel de ex-juiz da Lava Jato voltaram aos noticiários após o vazamento de conversas entre ele e procuradores da operação, principalmente com o chefe do MPF-PR (Ministério Público Federal do Paraná), Deltan Dallagnol. As mensagens, divulgadas pelo site The Intercept Brasil, revelam influência e interferência de Moro nas operações e até o repasse de informações do ex-magistrado enquanto ainda julgava processos.
Dentre os integrantes do governo ligados à Lava Jato, há delegados da Polícia Federal (PF) e auditores da Receita Federal que já atuaram em investigações da operação. Há também servidores da Justiça Federal do Paraná que trabalharam junto com o ministro Moro.
Procurado pelo UOL na quarta e na quinta-feira para comentar a lista de profissionais ligados à Lava Jato que hoje estão no governo, o Ministério da Justiça não quis se pronunciar.
Foi Sergio Moro o responsável por indicar os 18 profissionais ligados à Lava Jato ao governo. Todos eles ocupam cargos de confiança na pasta comandada pelo ex-juiz.
No último dia 28, entretanto, o Congresso Nacional decidiu transferir o comando do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) do Ministério da Justiça para o Ministério da Economia. Com isso, três auditores da Receita que haviam sido nomeados por Moro para trabalhar no conselho agora estão subordinados ao ministro Paulo Guedes.
A lista dos profissionais ligados à Lava Jato hoje trabalhando no governo federal foi elaborada com base em dados disponibilizados pelo Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário