segunda-feira, 26 de agosto de 2013

OPOSIÇÃO PODE GANHAR GOVERNO EM 2014

Paulo Souto recupera imagem segundo o IBOPE com 33% nas intenções de votos
Foto: DIV
:

   1. A pesquisa Ibope divulgada neste final de semana sobre as eleições majoritárias na Bahia revela que há uma tendência de dianteira das oposições com possibilidade de vitória. O ex-ministro Geddel Vieira Lima tem 30% das intenções de votos quando enfrenta os candidatos da base governista, Lídice da Matta com 16%; Otto Alencar com 6% e Rui Costa com 4%; e noutro cenário em que os candidatos são Paulo Souto (DEM) este marca 24%; Geddel 23%; Lidice 12; e Otto 3%.

   2. Num terceiro cenário em que Geddel enfrenta Lídice, Pinheiro e Otto ele mantém os 30%; Lídice tem 16%; Pinheiro tem 7%; Otto 5%. E, num quarto cenário Souto, Lídice, Otto e Rui o democrata tem 33%; Lidice 18%; Otto 6; Rui3%.

  3. O que se depreende desses resultados, considerando ainda que ACM Neto está bem pontuado, mas, não é candidato, é que há um sentimento de vontade de mudar. Ou seja: o governo petista teria se exaurido se nada for feito para alterar esse quadro até 2014.

   4. Há, ainda, um outro complicador que é a presença da senadora Lidice da Mata, do PSB, como nome mais forte entre os candidatos da base, embora o PT já tenha dito e redito que o candidato a governador será deste partido e não uma socialista, entendendo-se que Wagner é do PT e natural que coloque um nome do seu partido como o candidato. 

   5. Otto seria também um nome ainda mais descartado na medida em que, sendo ex-carlista, e chegando à condição de governador com o apoio de Wagner, seria, em tese, a volta do "carlismo" ao poder, no estado, e, de resto, como aconteceu em 2012, com ACM Neto na Prefeitura de Salvador, ele ficaria com esse caldo de cultura histórica difícil de ser apagado.

   6. Haveria tempo de uma recuperação do governo Wagner e do seu candidato "in-pectore" Rui Costa? 

   7. Em termos. Isso porque dependerá da volta da popularidade de Dilma, o que de certa forma está ocorrendo, o último Ibope aponta 38% no país e no NE 45% de bom/ótimo, e da força de Lula. Sem esses dois valores/atributos, Wagner sozinho carregando o andor Rui ficará muito difícil, ainda mais que seu governo enfrenta uma crise financeira de complicada solução, dependente da recuperação da economia e de novos investimentos produtivos no estado.

   8. Outro detalhe interessante é de que, o governador, embora tenha estabelecido uma agenda positiva pela capital e interior, nesta segunda-feira, 26, estará em Jequié, entregando imóveis do Minha Casa; Minha Vida isso não tem agregado na sua popularidade ou no desempenho eleitoral dos seus pré-candidatos, tanto que Rui costa tem 4% e Otto Alencar com sua propaganda massiva na recuperação de estradas 7% das intenções dos votos. 

   9. O senador Pinheiro, correndo por fora, é o nome melhor pontuado no PT, com 7%. Mas, Pinheiro, não seria Wagner no governo e isso ele não quer.

   10. Outro dado significativo da pesquisa é a recuperação da imagem do ex-governador Paulo Souto, derrotado nas duas últimas eleições e que aparece com 24% e 33% em dois cenários, mesmo dizendo que não é candidato, não quer ser candidato e/ou não pretende ser candidato. Nunca se sabe. No desejo sonho das oposições diz-se que a chapa nessa ótica ideal seria Geddel (governador), Souto (senador) e Gualberto (vice). Casamento do PMDB/DEM/PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário