quarta-feira, 9 de julho de 2014

PERDEMOS A COPA E AGORA DILMA?

Presidente Dilma Rousseff levanta a Taça da Copa do Mundo junto com o ex-jogador Cafu, no Palácio do Planalto em Brasília`
Presidente Dilma Rousseff levanta a Taça da Copa do Mundo junto com o ex-jogador Cafu, no Palácio do Planalto em Brasília (Roberto Stuckert Filho/PR)
Até agora, a presidente Dilma Rousseff vinha tirando proveito da onda de otimismo espalhada no país pela Copa do Mundo. Colou sua imagem à do sucesso do torneio até aqui – e não hesitou em usar o Mundial para atacar seus críticos, aos quais diversas vezes classificou como "pessimistas". O vexame da seleção brasileira nesta terça-feira, contudo, deve provocar uma guinada na estratégia da petista, que busca a reeleição. Reportagem desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo informa que a equipe da presidente teme que o mau humor decorrente da derrota por 7 a 1 para a Alemanha no Mineirão contamine as expectativas dos brasileiros sobre outros temas, como economia – a inflação oficial ultrapassou em doze meses o teto da meta do governo –, e afetem a campanha de Dilma. Segundo o jornal, integrantes do governo chegaram a citar a expressão "descolar da Copa" em discussões sobre o jogo na noite desta terça.

Logo após o jogo, Dilma procurou mostrar solidariedade à seleção. Em sua conta no Twitter, escreveu: "Assim como todos os brasileiros, estou muito, muito triste com a derrota. Sinto imensamente por todos nós, torcedores, e pelos nossos jogadores". E prosseguiu: "Não vamos nos deixar alquebrar. Brasil, 'levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima'".
Mas nos bastidores o clima passava longe do apoio. Segundo a Folha, membros do governo passaram a defender, minutos após a goleada histórica, uma mudança de rota na estratégia de associar Dilma aos sucessos da Copa dentro e fora de campo. O plano da presidente de entregar a taça ao vencedor do torneio, porém, está mantido por ora. O governo avaliava que uma derrota brasileira para os alemães seria assimilada como natural. O que ninguém no Planalto podia esperar era um placar tão humilhante. De acordo com o jornal, conforme os gols da Alemanha saíam, a equipe da presidente mudava seu discurso: da expectativa de assimilação da derrota para uma genuína preocupação com o efeito do pesadelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário