quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO APURA SE PETROBRÁS ESCONDEU DADOS DA LAVA JATO

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster
A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster (Yasuyoshi Chiba/AFP)
O Ministério Público Federal vai cobrar que a Petrobras detalhe quais são os 31 empreendimentos da estatal com sobrepreço de 88,6 bilhões de reais. A preocupação da força-tarefa da Operação Lava Jato é verificar se a estatal deixou de informar aos investigadores que identificou irregularidades em algum projeto. A estimativa de sobrepreço foi divulgada na apresentação do balanço da petrolífera na madrugada de quarta-feira, mas o conselho de administração da companhia desprezou o cálculo sob a justificativa de que não era possível especificar se houve gasto excessivo porque foram contratos superfaturados em esquemas de corrupção ou se foram originados por má gestão ou mudanças nos preços de produtos, insumos ou custos.
A força-tarefa montada pelo MP na Operação Lava Jato tenta quantificar quais foram os valores desviados e superfaturados em obras e serviços da Petrobras pelas empreiteiras do Clube do Bilhão, como ficou conhecido o cartel de fornecedores da estatal que combinava preços e pagava propina a políticos e funcionários públicos por facilidades em contratos. "Surpreende um sobrepreço de 88 bilhões de reais. É extremamente alto. Vamos ver quais são os projetos envolvidos", afirmou o procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima ao site de VEJA.
Santos Lima diz ser pouco provável que esse sobrepreço bilionário tenha sido causado apenas por "má gestão" ou "falta de planejamento". Destaca que projetos da Diretoria de Abastecimento eram deliberadamente mal planejados para favorecer as empreiteiras do cartel, como admitiu o ex-diretor da área Paulo Roberto Costa, preso em regime domiciliar por corrupção e um dos principais delatores do esquema

Nenhum comentário:

Postar um comentário