quarta-feira, 4 de maio de 2016

LULA DILMA E ZÉ EDUARDO CARDOSO SERÃO INVESTIGADOS JUNTOS


 Carlos Moura/CB/D.A Press - 17/3/16


A uma semana de o Senado votar a admissibilidade do impeachment, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o advogado-geral da União José Eduardo Cardozo. Caso o STF conceda o aval, os três serão investigados juntos, sob a acusação de tentar obstruir as investigações da Operação Lava-Jato.

Para que a presidente seja formalmente alvo de um processo no STF, o procedimento ainda precisa ser autorizado pelo ministro Teori Zavascki. Não há um prazo predeterminado para que isso ocorra, e o ministro pode tanto decidir sozinho quanto levar o caso para a discussão no plenário. Ontem à noite, segundo o jornal o Estado de S.Paulo, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, se reuniu com o presidente do Supremo, Ricardo Lewandoswki. O motivo não foi divulgado. Depois da audiência, Cardozo foi ao encontro de Dilma.



Janot pediu a investigação contra os petistas com base na delação premiada do senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) e do imbróglio causado pela tentativa de Dilma indicar Lula para ministro-chefe da Casa Civil. Para os procuradores envolvidos no caso, a nomeação do ex-presidente para o ministério fez parte de um “cenário” em que foram identificadas diversas tentativas de atrapalhar as investigações criminais da Lava-Jato, que apura o esquema de corrupção na Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário