sábado, 6 de julho de 2019

ATÉ 2026 O ENEM SERÁ TOTALMENTE DIGITAL.

São Paulo (SP), 03/07/2019 - Jair Bolsonaro - O Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, participa da solenidade de passagem do Comando Militar do Sudeste, do General Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira para o General Marcos Antonio Amaro dos Santos, no Comando Militar do Sudeste, localizado na Avenida Sargento Mário Kozel Filho, 222, no bairro do Paraíso, região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, 03. (Foto: Paulo Guereta/Photo Premium/Folhapress) ORG XMIT: Fotógrafo
 - O governo Jair Bolsonaro (PSL) vai iniciar no próximo ano um projeto-piloto para aplicação do Enem em computadores. O plano é migrar totalmente para o modelo digital até 2026.
O objetivo é alcançar uma redução de custos de logística e permitir mais de uma aplicação do Enem ao longo do ano, a exemplo do que ocorre com avaliações internacionais.
Em 2020, o projeto-piloto ocorrerá em 15 capitais para um público de 50 mil candidatos. A aplicação do Enem totalmente digital ocorrerá em dois domingos, nos dias 11 e 18 de outubro, antes da aplicação regular, em papel, já marcada para os dias 1 e 8 de novembro de 2020.
No ano seguinte, haverá duas aplicações digitais no ano e, entre 2022 e 2025, quatro oportunidades em computador. Nesse período, de 2020 a 2025, haverá sempre a aplicação em papel concomitantemente ao modelo digital.
Os candidatos poderão escolher inscrever-se para prestar a prova no computador, caso haja oportunidade próximo à sua residência. Somente em 2026 o Enem ocorre digitalmente de forma definitiva, de acordo com o plano do governo.
"Até 2026, a prova vai ser muito parecida com o que é hoje, mas toda ela vai ser no computador, assim como ocorreu com as transformações lá de fora", disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (3) na sede do MEC, em Brasília.
"Há cem anos a gente faz exame do mesmo jeito, em papel. Queremos fazer como é feito lá fora".
O plano é que, consolidada a transição, haja locais credenciados para a realização do exame, como ocorre em avaliações como o SAT, exame de seleção para universidades nos EUA. Assim, o exame poderia ocorrer em vários momentos do ano.
Por enquanto, entretanto, o candidato não terá a oportunidade de fazer duas provas no mesmo ano. Haverá a possibilidade de reaplicação da prova caso haja problemas no digital.
Quando o formato atual do Enem foi lançado, em 2009, e a prova passou a ser usada como vestibular para as universidades federais, já havia o plano de digitalizar o exame. A dificuldade para ter questões em número suficiente dificultou a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário