domingo, 4 de março de 2018

PETISTAS APOSTAM NO SUPREMO PARA LULA SER CANDIDATO

Manifestantes a favor da candidatura de Lula no aniversário do PT, em fevereiro de 2018.
Sem garantias de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma vitória no STJ (Superior Tribunal de Justiça), petistas pressionam pelo julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal), última instância que pode barrar a prisão do pré-candidato à Presidência da República.
Às vésperas da data prevista para o julgamento do habeas corpus de Lula no STJ, a presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) se reuniu no fim da tarde desta quarta-feira (28) com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, junto com deputadas e senadoras da legenda.
A intenção foi pressionar a magistrada a incluir na pauta do plenário da Corte processos que rediscutam a prisão após condenação em segunda instância. O objetivo é evitar que Lula seja preso até que se esgotem todos os tipos de recursos no caso do triplex do Guarujá.
No encontro, aliadas de Lula afirmaram que a indefinição do caso agrava a instabilidade política no País em ano eleitoral. A magistrada ouviu o pedido, mas não adiantou quando a questão será julgada.
O entendimento no PT é que no STF há mais chances de vitória pelo perfil do tribunal e pela atuação do advogado de Lula, Sepúlveda Pertence. Ex-ministro do Supremo, ele tem percorrido os gabinetes da Corte para mostrar os argumentos da defesa. A prática é recorrente no tribunal.
Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiropelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em 24 de janeiro. A Corte confirmou o entendimento do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal do Paraná. O petista nega as acusações e diz que é perseguido pela Justiça.
O TRF-4 determinou que a pena seja executada após a conclusão da tramitação no tribunal. A defesa de Lula apresentou os embargos de declaração, único recurso cabível, em 20 de fevereiro. A expectativa é que eles sejam julgados em março

Nenhum comentário:

Postar um comentário