domingo, 16 de dezembro de 2018

EM QUATRO ANOS O STF SÓ CONDENOU 1 DEPUTADO NA LAVA JATO.

O deputado Nelson Meurer. Foto: Viola Junior / Câmara dos Deputados – 
Em quatro anos de Operação Lava Jato, o Supremo Tribunal Federal (STF) instaurou 300 investigações e condenou uma pessoa. A Corte fez e divulgou um balanço sobre a operação contabilizando dados envolvendo políticos com foro privilegiado até o dia 5 de dezembro.
Desses inquéritos, 24 foram denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR). Dessas, oito viraram ações penais. Das ações penais, duas foram julgadas: uma gerou condenação e a outra absolvição.
A única condenação da Lava Jato no STF ao longo desses quatro anos é a do deputado federal Nelson Meurer (PP-PR). Meurer foi condenado em maio deste ano a 13 anos e 9 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na segunda ação julgada, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi absolvida.
O balanço destaca também as 110 delações premiadas homologadas desde 2016. Segundo o Supremo, elas ajudaram no andamento das investigações e resultaram na arrecadação de R$ 782 milhões aos cofres públicos.
Na Corte, os casos da Lava jato tramitam na 2ª turma da Corte, composta pelos ministros Edson Fachin, relator dos processos, Carmen Lúcia, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário