sexta-feira, 15 de março de 2019

BOLSONARO VAI FECHAR ALIANÇA COM TRUMP.

O presidente Jair Bolsonaro fala durante coletiva de imprensa cojunta com o presidente paraguaio.
O presidente Jair Bolsonaro se reunirá na próxima semana com o colega americano, Donald Trump, na Casa Branca, para selar uma nascente aliança conservadora hemisférica, que busca aumentar a pressão sobre Nicolás Maduro na Venezuela e fortalecer seus laços econômicos.
Em seu programa semanal no Facebook, Bolsonaro explicou na quinta-feira que a visita, a primeira de caráter bilateral que realizada desde sua posse, em 1º de janeiro, terá como prato forte a assinatura de um acordo que permitirá o lançamento de satélites americanos da base de Alcântara, no Maranhão.
Décadas de relações que não passavam de cordiais entre Brasília e Washington ficaram para trás com a chegada ao poder em janeiro do capitão da extrema direita, apelidado de "Trump dos trópicos" por sua admiração e sintonia ideológica com a agenda nacionalista e "antiglobalista" do americano.
Acompanhado de seis ministros, entre eles o chanceler Ernesto Araújo, e de seu filho e deputado federal por São Paulo Eduardo Bolsonaro - muito ativo nas articulações com representantes da onda neoconservadora mundial -, o presidente brasileiro estará em Washington de domingo a quarta-feira e se hospedará na Blair House, residência oficial para hóspedes, situada em frente à Casa Branca.
Além de manter uma "reunião privada" com Trump prevista para a terça-feira no Salão Oval, o presidente aproveitará sua estada na capital americana para se reunir com o secretário-geral da Organização de Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, e participará de vários fóruns sobre as oportunidades oferecidas pela economia brasileira.
Na noite de domingo, participará de um jantar na residência do embaixador do Brasil em Washington com "vários formadores de opinião", ao qual comparecerão o escritor brasileiro residente nos Estados Unidos, Olavo de Carvalho, considerado o guru de Bolsonaro, e Steve Bannon, controverso ex-assessor do presidente americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário