sexta-feira, 22 de março de 2019

OUTDOR DE TRUMP E BOLSONARO É FALSO.


Circula pelas redes sociais imagem que mostra os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), e dos Estados Unidos, Donald Trump, em um outdoor digital. O telão exibe também a hashtag #BolsoTrump. Legenda que acompanha a imagem diz que a cena foi capturada na Times Square, um dos principais pontos turísticos de Nova York, nos Estados Unidos. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é uma montagem feita por meio do serviço Photofunia, que permite personalizar cenários pré-definidos. A opção escolhida para colocar a imagem de Trump e Bolsonaro foi o “City Centre” (centro da cidade, em português). Usando o serviço de busca reversa por imagem Tin Eye, encontramos 240 versões desta mesma imagem, com outras pessoas ou propagandas aparecendo no telão.
O Photofunia indica como fonte da imagem original uma conta do Flickr da empresa POAD, que desenvolve publicidade customizada e conta com escritórios em Hong Kong e Cingapura. A foto usada para as montagens, no entanto, não está mais disponível no serviço.
O local retratado não é a Times Square, em Nova York. Um passeio virtual pelo ponto turístico no Google Maps mostra que ali não há prédios iguais aos que aparecem na cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário