domingo, 24 de março de 2019

OS DEZ INQUÉRITO A QUE RESPONDE MICHEL TEMER.


O ex-presidente Michel Temer (MDB-SP) foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira, 21 de março, pela 13º fase da Operação Lava-Jato, um desdobramento das operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade. Junto com o mandado de prisão de Temer, outros nove são cumpridos pela Polícia Federal, incluindo a prisão preventiva do ex-ministro dos governos de Dilma Rousseff e Temer, Moreira Franco (MDB-RJ), e do amigo pessoal do ex-presidente, coronel João Baptista Lima Filho. Oito são preventivas e duas temporárias.
Temer responde por um suposto recebimento de propina da empresa de engenharia Engevix, que tinha contrato com a Eletrobras Eletronuclear. Esta última é responsável por projetar, construir e operar usinas nucleares, incluindo a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto localizada em Angra dos Reis, com a qual a Engevix fechou um projeto acerca da usina de Angra 3. Em um acordo de delação, José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, afirmou que R$ 1 milhão foi destinado ao ex-presidente a pedido do coronel Lima e de Moreira Franco, com o conhecimento Temer.
De acordo com a investigação, Temer é chefe de uma organização criminosa que atua no Rio de Janeiro há 40 anos. Também aponta possíveis desvios de recursos da Eletronuclear para outras empresas indicadas pela organização de Temer, cujo lucro proveniente da prática de crimes envolvendo órgãos públicos e empresas estatais ultrapassaria R$ 1,8 bilhão.
“Michel Temer é o líder da organização criminosa a que me referi, e o principal responsável pelos atos de corrupção aqui descritos”, afirmou o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, responsável pela Operação Lava-Jato no estado e por deferir o pedido de prisão preventiva do Ministério Público.
Segundo a decisão do juiz Bretas, “o parquet [Ministério Público]” requereu “o deferimento das medidas cautelares indicadas, pois, de acordo com as provas apresentadas, há envolvimento relevante das pessoas físicas e jurídicas”

Nenhum comentário:

Postar um comentário