sexta-feira, 26 de junho de 2015

RENAN QUER MUDANÇAS NO REAJUSTE DOS APOSENTADOS

Presidente do Senado, Renan Calheiros, durante o evento "Mais Mulheres na Política'', em São Paulo - 26/03/2015
Presidente do Senado, Renan Calheiros(Paulo Whitaker/Reuters)
O presidente do Senado, Renan Calheiros, sinalizou nesta quinta-feira que a Casa pode alterar o texto da proposta que vincula todos os benefícios da Previdência Social à política de valorização do salário mínimo, aprovada na quarta-feira pela Câmara dos Deputados - uma decisão que o próprio presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), classificou como "um erro". Renan afirmou que a questão fiscal tem de ser colocada acima de qualquer outra.
"Essa questão é crucial para a sociedade brasileira. Com bom senso, com equilíbrio, com a questão fiscal colocada acima de qualquer outra questão vamos aguardar que a matéria chegue, reunir todos, ouvir as lideranças e, afinal, complementar o processo legislativo", declarou Renan, depois de se reunir com Dilma Rousseff no Planalto, para tratar de reforma política. Para o presidente do Senado é fundamental aprofundar o debate para que não se cometam "equívocos". A fala de Renan demonstra uma sutil mudança de postura. Os dois estavam em rota de colisão desde que Renan teve importantes aliados retirados de cargos-chave no governo Dilma.
A proposta que preocupa o peemedebista foi aprovada por 206 votos a 179 pelos deputados e estende para os demais aposentados o cálculo de reajuste que leva em conta a inflação do ano anterior e o crescimento do PIB nos dois anos anteriores. Pouco antes, a Câmara havia renovado até 2019 a aplicação dessa regra para o salário mínimo.
'Irresponsável' - O líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), disse não ter dúvidas de que os senadores vão mudar o texto. "O Senado sabe que isso quebra o Brasil." O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), chamou a alteração feita pelos deputados de "irresponsável" e "perigosa" e disse que os senadores da base podem ter uma "convergência" contra a proposta, ao contrário do que ocorreu na Câmara. "O Congresso, particularmente a Câmara, conspira o tempo inteiro para que esse desequilíbrio se aprofunde", criticou.
A medida provisória, que deve ser votada pelos senadores na próxima semana, tem de ser apreciada pelo Congresso até 7 de agosto, senão perde a validade. Se alterada, a MP volta para a Câmara. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que a aprovação da emenda que vinculou a correção de todos os benefícios da Previdência à política de valorização do salário mínimo foi um "erro e esse erro precisa ser corrigido". "Se não, os sinais que vamos dar para os mercados é de um descontrole da política fiscal de uma tal maneira que não haverá medidas ou nem quem possa resolver."

Nenhum comentário:

Postar um comentário