domingo, 27 de novembro de 2016

A REPÚBLICA ESCANCARADA

.

Cantada em prosas e versos por Platão, Cícero e Montesquieu, o regime republicano no Brasil, está totalmente desmoralizado.
Concebido para funcionar com o sistema de pesos e contra pesos entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, cada qual com a sua função precípua, o Legislativo de fazer as leis que regem as relações sociais entre os cidadãos, o Executivo para gerenciar o patrimônio público e os serviços essenciais em favor da sociedade e o Judiciário para julgar as ações praticadas pelo povo em geral e principalmente coibir os desmando dos demais poderes quando estes atentarem contra a liberdade , o patrimônio e a dignidade humana.
Antes, os poderes da república brasileira eram considerados exercidos por semi deuses.
Presidente, Governador, Prefeito, Deputados, Juízes , Procuradores,Delegados,  Desembargadores e Ministros eram verdadeiras vestais, quase que inatingíveis pelo senso comum, venerados pelo exercício das funções magnas de zelar pelo bem estar do povo em sociedade.
Com o advento dos novos meios de comunicação, Televisão, Internet, Redes Sociais, Blogs e etc, desnudou-se os poderes da república e hoje permite-se aos cidadãos comuns, enxergar as vísceras dos componentes de tais poderes, revelando-se toda a espécie de defeito que o ser humano possa imaginar e o povo não imaginaria que os nobres representantes dos poderes, também pudessem os tê-los.
Comum hoje ver-se nas redes sociais, na televisão, nos blogs, twiters, facebook, watsapp e etc, as faces dos escândalos em que estão envolvidos, Juizes, Delegados, Procuradores, Promotores, Presidentes, Prefeitos, Governadores, Deputados, Ministros, Desembargadores, Vereadores, etc, o que deixa estarrecido o cidadão comum, que sempre esperou  os bons exemplos dos dirigentes do país, que lhes orientasse os rumos da conduta em sociedade, o que não mais acontece em solo brasileiro.
Diversas autoridades estão envolvidas em escândalos de corrupção, prevaricação, tráfico de influência, propinoduto e roubalheira em geral, quedando-se o povo inerte, sem  ter mais  a  quem recorrer.
Os canais de televisão divulgam as mais absurdas discussões entre Ministros do Supremo Tribunal Federal e troca de acusações entre Procuradores, Delegados, Juízes, Promotores e outras autoridades, deixando os cidadãos estarrecidos com tanta vulgaridade e sentindo-se impotente pois não têm mais em quem acreditar.
Em quem confiar nessa república podre?
Nos Políticos envolvidos em roubalheiras até o pescoço!
Nos Ministros que se de gladiam em frente às câmaras de televisão defendendo interesses estranhos aos que a sociedade pleiteia.
Nos Procuradores que desejam ser considerados acima da lei, apenas por que estão cumprindo o seu dever de ofício em fiscalizar e fazer cumprir o direito e a justiça?
Nos Delegados que se arbitram de cumpridores da lei e praticam arbitrariedades , depois do prejuízo causado se desculpam como se nada houvesse acontecido?
Em quem o povo deve acreditar, se nos parece que de um modo ou de outro todos os poderes estão envolvidos em negócios que contrariam o interesse público.
Nesta republiqueta de bananas, basta ter dinheiro e o poder de autoridade, para que tudo seja possível, a despeito de se prender empresários, políticos e ex governadores ,num paliativo que mais enoja do que engrandece a nação.
O povo está desencantado com esta república, os meios de comunicação social revelaram que os nossos dirigentes agem como cidadãos que nenhum respeito têm pelas leis e pelo bem estar do país.
Tudo se arranja de acordo as conveniências momentâneas, até existe a  leniência para acobertar os crimes praticados e.... pagando, tudo volta ao “normal”

Pobre povo !  Sem nenhuma tradição de luta para mudar o regime e os detentores do poder, vai navegando a esmo neste mar de lama que é , foi e sempre será o regime republicano, os poderes e a política brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário