sábado, 29 de junho de 2019

PROCURADORES ACUSAM MORO DE VIOLAR O SISTEMA.

Em novas mensagens vazadas, procuradores da Lava-Jato questionaram arbitrariedade de Sergio Moro (Foto Evaristo Sá/AFP/Getty Images)
Em novas mensagens vazadas, procuradores da Lava-Jato questionaram arbitrariedade de Sergio Moro .
  • Em novas mensagens vazadas pelo The Intercept Brasil, até os membros da Lava-Jato mais próximos de Sergio Moro criticaram sua entrada para o governo Bolsonoro.
  • Procuradores temiam que isso indicasse parcialidade da operação para opinião-pública e criticaram decisões do juiz para atender agenda pessoal.
Os procuradores da Lava-Jato se mostraram incomodados com as decisões arbitrárias de Sergio Moro e consideraram que o ministro estava atendendo uma agenda política e pessoal, conforme mostraram novas mensagens vazadas. As informações foram publicadas pelo The Intercept Brasil na madrugada deste sábado (29).
“Moro viola sempre o sistema acusatório e é tolerado por seus resultados", disse a procuradora da Lava-Jato, Monique Checker, em 2018, durante período eleitoral. Na conversa, os integrantes da força-tarefa se referiam aos boatos que o então juiz federal seria ministro de Jair Bolsonaro.
Um dia antes, do anúncio, em 31 de outubro, a procuradora Laura Tessler criticou a possibilidade. “Além de ele não ter poder para fazer mudanças positivas, vai queimar a LJ. Já tem gente falando que isso mostraria a parcialidade dele ao julgar o PT. E o discurso vai pegar. Péssimo. E Bozo é muito mal visto."
As mensagens vazadas de grupo de integrantes da Lava Jato também mostram que até Deltan Dallagnol - atual coordenador da força-tarefa e alvo dos vazamentos - e o decano do grupo, Carlos Fernando dos Santos Lima, ambos íntimos de Moro, preferiam que ele não integrasse o atual governo.
“Temos uma preocupação sobre alegações de parcialidade que virão. Não acredito que tenham fundamento, mas tenho medo do corpo que isso possa tomar na opinião pública", escreveu Dallagnol em 6 de novembro do ano passado, dias após Moro ter aceito o convite para assumir o ministério da Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário