quinta-feira, 14 de junho de 2018

MINISTÉRIO DA DEFESA TEM COMANDANTE MILITAR

 - O presidente Michel Temer não seguiu recomendação de assessores e auxiliares e efetivou nesta quarta-feira (13) para o comando do Ministério da Defesa o general do Exército Joaquim Silva e Luna.
Com a decisão, é a primeira vez desde que a pasta foi criada no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1999, que um militar ocupa o posto. Os governos FHC (1995-2002), Lula (2003-10) e Dilma (2011-16) escolheram nomes do direito, da diplomacia ou da política para o cargo.
Temer iniciou seu governo com Raul Jungmann na função, mas o político foi chefiar a pasta da Segurança Pública.
Desde fevereiro, Silva e Luna desempenhava a função de maneira interina, já que a intenção do presidente era encontrar um civil para o cargo. Com dificuldades de achar um nome, contudo, ele optou por uma solução caseira.
Em fevereiro, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, chegou a afirmar que a pasta é "típica de um civil". Em evento na mesma época, FHC disse que colocar um civil à frente da estrutura era, no passado, símbolo de qual poder prevalece no país.
Cabe à Defesa tratar das relações entre as Forças Armadas e as outras instituições estatais, além de definir políticas de defesa e de segurança nacional.
Nos últimos meses, o presidente foi aconselhado a escolher um nome civil que não passasse a ideia de fortalecimento dos militares em seu mandato e que não causasse constrangimento à Marinha e à Aeronáutica por ter optado por alguém do Exército.
Desde o início de seu mandato, Temer tem dado aos militares o controle de áreas sensíveis de seu governo. De forma inédita na redemocratização, eles exercem cargos na Funai, na Abin (Agência Brasileira de Inteligência), na Casa Civil, entre outras áreas.
Destacam-se na aproximação do presidente com as Forças Armadas a intervenção federal do Rio e a influência e a visibilidade de generais como Sérgio Etchegoyen, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, e Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário