quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CENTRÃO SE APROXIMA DE RODRIGO MAIA

Valdemar Costa Neto, ex-deputado federal do PR (Foto: Agência Brasil)
Três partidos do centrão – bloco de cerca de 200 deputados na Câmara – estão fechando os últimos detalhes para acertar o apoio à candidatura de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Casa. Dirigentes do PP, do PR e do PSD dizem que a articulação está "redonda" e que as bancadas do partido votarão pela reeleição do atual presidente, no dia 2 de fevereiro.
As conversas para a formalização desse apoio em bloco têm sido feitas entre o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, que controla o PR, o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, presidente do PSD.
O movimento tem o aval do governo, que vê com bons olhos a reunião de partidos da base aliada em torno de uma única candidatura – especificamente a de Maia. O líder do PR na Câmara, Aelton Freitas (MG), esteve no Palácio do Planalto nesta terça-feira (3) para comunicar auxiliares de Michel Temer da decisão do partido.
O acordo tem como contrapartida a ocupação de cargos na Mesa Diretora da Câmara por esses partidos. A tendência é que as siglas formem um bloco que, se vitorioso, terá direito às principais funções de comando da Casa.
A provável adesão das três siglas à candidatura de Maia desidrata o centrão na disputa pela presidência da Câmara. O deputado Jovair Arantes (PTB-GO) mantém uma candidatura rival à de Maia e acionou o Supremo Tribunal Federal para questionar a possibilidade de o atual presidente disputar a reeleição. Rogério Rosso (PSD-DF) também é contra a adesão à Maia, mas a tendência é que o acordo costurado por Kassab prevaleça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário