sábado, 7 de dezembro de 2013

GRUPO DO BRASIL É O MAIS FRACO DA COPA DE 2014

Entre os oito grupos da Copa de 2014, o A, do Brasil, e o H são os que possuem as seleções, em geral, com as piores colocações no ranking usado pela Fifa como parâmetro para o sorteio das chaves.

Ao lado do país-sede estão Croácia, México e Camarões. No Grupo H jogarão Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul.

Para a escolha dos cabeças de chave, a Fifa estabeleceu como referência a edição de outubro do seu ranqueamento mensal. Desde então, houve mudanças em algumas posições. O Brasil, por exemplo, subiu do 11º para o décimo lugar.

Pela lista que valeu, a posição média das equipes do Grupo A é a 28ª. No H, também, mas a cabeça de chave Bélgica ostenta o quinto posto, contra o 11º dos brasileiros.

O Grupo G é o que reúne melhores colocados. Em média, Alemanha, Portugal, Gana e EUA ocupam a 13ª posição. Em seguida, com 13,75 de média, vem o chamado supergrupo, de Uruguai, Itália, Inglaterra e Costa Rica.

No B, Espanha, Holanda, Chile e Austrália atingem a média de 19,5º. No C, Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão, juntos, ficam em 20º lugar.

Em 21º, alojam-se Suíça, França, Equador e Honduras, do E. Com 25,25 de média, encontram-se as seleções do Grupo F: Argentina, Bósnia-Herzegóvina, Nigéria e Irã.


EXPERIÊNCIA EM COPAS

Juntos, os países do supergrupo são os que acumulam mais participações em Mundiais. Uruguaios, italianos, ingleses e costa-riquenhos abrangem 44 presenças, uma a mais do que os componentes do Grupo A, o do Brasil, que é a única nação a atuar em todas as 19 edições realizadas.

Com menor número de Copas no currículo, aparecem as seleções do C, que somam apenas 12: Colômbia (4), Japão (4), Grécia (2) e Costa do Marfim (2).

Depois vêm as equipes do F, com 22: Argentina (15), Nigéria (4), Irã (3) e Bósnia (zero).

Em termos de desempenho nas Copas, o Grupo C é, por muito, o mais fraco. Costa do Marfim e Grécia jamais passaram da primeira fase. A Colômbia, no máximo, chegou às oitavas de final uma vez; o Japão, duas vezes.

A única outra chave também sem campeão mundial, a H, conta com três seleções que já alcançaram o quarto lugar: Bélgica, em 1986, Coreia do Sul, em 2002, e Rússia --considerada pela Fifa como herdeira do histórico da União Soviética--, em 1966.

Com três vencedores, o supergrupo contabiliza sete títulos de italianos, uruguaios e ingleses.

POVO

O Grupo E é o que envolve menor população. França, Suíça, Equador e Honduras abrangem 97,4 milhões de habitantes.

A chave mais populosa é, de longe, a G, de Alemanha, Portugal, Gana e EUA, com 460,7 milhões de pessoas. Esse número representa 24,6% do total de gente que vive nos 32 países do Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário