terça-feira, 10 de dezembro de 2013

OBAMA E RAUL CASTRO. APERTO DE MÃOS HISTÓRICO


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cumprimentou com um aperto de mãos o ditador de Cuba, Raúl Castro, após seu discurso durante a cerimônia religiosa em memória ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.

O evento acontece em Johannesburgo. Longe dos olhos inclusive da imprensa americana, Obama e Raúl trocaram sorrisos e algumas palavras, ao se cumprimentarem.

O gesto marca uma trégua na longa crise diplomática entre os dois países, que não mantêm relações desde 1962. Desde então, os mandatários americanos e cubanos só se encontram na Assembleia-Geral da ONU e normalmente não se cumprimentam.

Em 1999, no entanto, o então presidente Bill Clinton trocou um aperto de mão com o ditador Fidel Castro, irmão de Raúl, mas a imagem não foi registrada. Na época, os dois países passavam pela crise provocada pela disputa entre os pais do menino cubano Elián González.

Depois do aperto de mãos, Obama ainda cumprimentou com um beijo no rosto a presidente Dilma Rousseff, que estava ao lado.

O cumprimento à brasileira ocorreu apesar das diferenças entre os dois devido à espionagem feita por Washington ao governo brasileiro e à Petrobras. Devido a isso, Dilma cancelou em setembro a visita de Estado que faria a Washington, a única deste tipo agendada para este ano.

Obama troca um histórico aperto de mãos com o ditador cubano, Raúl Castro, em Johannesburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário