domingo, 16 de novembro de 2014

NOVA OPERAÇÃO LAVA JATO DERRUBA BLINDAGEM DO GOVERNO


Reunião da CPI: governo trabalhou para esvaziar os trabalhos (Jefferson Rudy/Agência Senado - 5/11/14)
Reunião da CPI: governo trabalhou para esvaziar os trabalhos
A deflagração da nova fase da Operação Lava-Jato, na sexta-feira (14/11), praticamente enterrou os esforços do governo de evitar que o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff seja iniciado com um novo pedido de CPI para investigar a Petrobras. Aliados do Palácio do Planalto já comemoravam o fato de terem conseguido enterrar a atual investigação no Congresso e “enrolar” os trabalhos até a apresentação do relatório final, em 22 de dezembro. A prisão do ex-diretor da estatal Renato Duque e de executivos das principais empreiteiras do país demoliram todo o esforço político feito até o momento.

A principal razão para esse novo cenário é justamente a prisão de presidentes, diretores e gerentes das principais empreiteiras do país. “Toda a blindagem que fazíamos a elas caiu por terra. Governo — e até oposição — tinham um acordo tácito de não chamá-los para depor nas comissões. Eles próprios (os executivos) pressionavam os parlamentares para evitar que isso acontecesse”, disse um aliado de Dilma.

Agora, contudo, com a prisão de vários deles, não haverá, na opinião de integrantes do governo, outra alternativas para os donos de empreiteiras — eles terão de colaborar com as investigações em curso. E, para salvar a própria pele, tenderão a seguir o mesmo caminho do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, do doleiro Alberto Youssef e dos executivos da Toyo Setal Júlio Camargo e Augusto Mendonça.

Governistas que acompanham os desdobramentos do caso e os trabalhos da CPI mista da Petrobras lembram que alguns dos executivos resistiam à possibilidade de uma delação premiada e que as próprias empresas, em grande parte, eram contrárias ao estabelecimento de acordos de leniência com autoridades que investigam as denúncias de corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário