terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

QUAL O EXÉRCITO MAIS PODEROSO?

Agência Brasil
Nicolás Maduro acalorou o clima de tensão política ao fechar a fronteira da Venezuela com o Brasil na última quinta-feira, 21. A medida foi uma reação ao anúncio do governo brasileiro de se aliar aos Estados Unidos no envio de ajuda internacional.
Tradicionalmente, o Brasil é reconhecido por sua postura diplomática de boa vizinhança. O País, que tem pouca vivência de situações de guerra, já participou de mais de 50 missões de paz, sempre com a presença da Organização das Nações Unidas (ONU).
No entanto, as configurações da última semana levaram a população a questionar sobre um possível combate armado entre os países. Enquanto alguns pedem para que o exército invada a Venezuela, outros defendem que seria uma derrota seria vergonhosa para o Brasil.
Em 2016, o Brasil tinha cerca de 350 mil combatentes, divididos entre o Exército, a Marinha, a Força Aérea e a Força Naval, de acordo com o Military Balance, um atlas publicado pelo think tank britânico International Institute for Strategic Studies. O regime de Maduro tinha, no mesmo ano, 207 mil soldados.
Isso quer dizer que, em uma comparação puramente numérica, as Forças Armadas brasileiras possuem mais soldados do que a Venezuela.
Apesar disso, Carolina Pedroso, pesquisadora de relações internacionais na Universidade Estadual de São Paulo, mesmo com essa vantagem, a vitória para o Brasil não é garantida.
“O Brasil não tem, há muitos anos, a tradição de se preparar para a guerra. A Venezuela, ao contrário, sempre teve forte presença dos militares e da Guarda Nacional Bolivariana na defesa da soberania”, disse em entrevista à Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário