quinta-feira, 15 de outubro de 2015

POLICIA FEDERAL PRENDE SECRETÁRIO DO MINISTÉRIO DA PESCA

Secretário da Pesca é preso por concessão ilegal de pesca industrial (Foto: Divulgação/Ibama)
O secretário-executivo interino da Secretaria da Pesca, Clemerson José Pinheiro da Silva, foi preso na manhã desta quinta-feira (15), em Brasília (DF), pela Operação Enredados, da Polícia Federal, que investiga a concessão ilegal de pesca industrial. Segundo a PF, são61 mandados de busca e apreensão, 19 mandados de prisão preventiva e 26 de condução coercitiva em Brasília (DF), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ), Rio Grande (RS), Florianópolis, Laguna, Itajaí, Camboriú, Bombinhas (SC), Natal (RN), Belém e São Félix do Xingu (PA).
Em nota, a PF informa que servidores públicos, armadores de pesca, representantes sindicais e intermediários, mediante atos de corrupção, tráfico de influência e advocacia administrativa, atuavam na concessão ilegal de permissões de pesca industrial, emitidas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura – que foi incorporado ao Ministério da Agricultura no início deste mês emreforma administrativa anunciada pela presidente Dilma Rousseff. A organização criminosa tem ramificações no Ministério da Pesca e no Ibama.
Embarcações licenciadas de forma irregular não possuíam requisitos para obter a autorização. De acordo com a polícia, em outros casos, eram colocados empecilhos para embarcações aptas, com o objetivo de pressionar os proprietários dos barcos para o pagamento de propina. Em um dos casos, a organização criminosa chegou a cobrar R$ 100 mil por embarcação para emissão de permissão de pesca, sem observância dos requisitos legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário