terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

PETROBRÁS REVOLTA FUNCIONÁRIOS AO IMPOR CURSO SOBRE CORRUPÇÃO

A sede da Petrobras, no Rio de Janeiro (Foto: Sergio Moraes/Reuters)
A Petrobras convocou, nesta segunda-feira (15), por meio de sua intranet, todos os funcionários a realizar um cursinho online a distância sobre “prevenção à corrupção”. A convocação informa que a realização do curso é obrigatória até o dia 15 de abril.
O conteúdo será dividido em seis módulos: “o presente indesejado”, “o evento”, “pagar ou não pagar”, “o intermediário”, “a carta estranha” e “o informante”. Segundo a Petrobras, o conteúdo foi desenvolvido pelo “Pacto Global das Nações Unidas”.
Funcionários da estatal demonstraram a irritação com a proposta por meio de comentários irônicos ou indignados. Alguns ficaram ofendidos por achar que, ao propor o curso, a empresa considerava a todos corruptos. Outros disseram que aprenderam a ser honestos em casa e, por isso, não precisavam fazer o curso. Outros perguntaram se a diretoria já tinha feito o treinamento. Um deles afirmou que a diretoria deveria ter feito um curso a distância de “como ter ideias brilhantes para justificar altos salários”. “A Petrobras quer me ensinar a não ser corrupto? Então me prove que todos os corruptos de altos cargos já foram extintos. Tenha a santa paciência!”, disse outro funcionário.
A convocação também foi reforçada por um vídeo gravado pelo diretor de Risco e Conformidade da estatal, João Elek. Segundo a empresa, é necessário que cada funcionário dedique uma hora para ler o conteúdo proposto e, assim, seja considerado concluinte do curso. “Assumimos esse compromisso de capacitar nossos empregados com os órgãos reguladores como uma resposta da Petrobras para demonstrar que estamos fazendo esforços para combater todas as formas de corrupção da empresa. Nosso objetivo deve ser fazer negócios, cada vez mais, de maneira correta, lícita, justa e moral”

Nenhum comentário:

Postar um comentário