sexta-feira, 4 de maio de 2018

POLÍCIA FEDERAL PRENDE DOLEIROS POR EVASÃO DE DIVISAS

 - Aos menos 33 pessoas ligadas a uma rede de doleiros que movimentaram 1,6 bilhão de dólares desde 2007 dentro e fora do Brasil foram presos nessa quinta-feira pela Polícia Federal e Ministério Público na operação para cumprir 53 mandados de prisão em vários Estados e no exterior.
Para o Ministério Público, a operação desta quinta-feira é a maior dos últimos anos na área de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
“Essa é a maior operação desde o escândalo do Banestado… é um material explosivo e temos um material bem robusto. Esperamos desdobramentos da operação de hoje”, afirmou o procurador federal Eduardo El Hage.
Os mandados de prisão estão sendo cumpridos desde cedo no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e também no Uruguai. Agentes da polícia federal do Paraguai, também colaboram com as investigações já que um dos principais investigados, o doleiro Dario Messer (também chamado de “o doleiro dos doleiros") tem dupla cidadania, brasileira e paraguaia.
Segundo as autoridades, a chamada operação "Câmbio, Desligo" visa desarticular uma organização criminosa especializada em crimes financeiros e evasão de divisas responsável por uma complexa estrutura de lavagem de dinheiro envolvendo diversos países.
Os mandados foram solicitados pelo MPF e expedidos pelo Juízo da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
As investigações tiveram como ponto de partida as delações de dois doleiros que atuaram para o esquema de corrupção e propina montado pelo ex-governador Sérgio Cabral. Vinicius Claret, conhecido como Juca Bala, e Cláudio Barboza, o Tony, ficaram presos por 1 ano e 2 meses, e, coincidentemente foram soltos nessa quinta-feira.
As apurações revelaram que para movimentar um grande volume de recursos, cerca de 1,6 bilhão de dólares desde 2007, os doleiros precisaram criar uma rede no Brasil e no exterior para atender à demanda de quem precisava pagar ou receber propina.
Os procuradores federais envolvidos na "Câmbio, Desligo" citaram que alguns dos doleiros presos nessa quinta-feira atuaram para o ex-governador Sérgio Cabral, para empreiteiras, entre elas a Odebrecht, e para a JBS. [nL1N1SA1AW]
“A operação abre porta para entrarmos num universo desconhecido. Entramos numa primeira camada mas há outras camadas... podem ter outros políticos, outros empresários envolvidos, exportadores, tráfico de drogas e armas. Vamos nos esforçar para chegar lá“ , disse o procurador federal Rodrigo Timóteo

Nenhum comentário:

Postar um comentário