terça-feira, 15 de janeiro de 2019

GOVERNO VAI ABRIR A CAIXA PRETA DO SISTEMA "S".

Depois de BNDES, governo prometeu que irá abrir a 'caixa-preta' do Sistema S, que inclui Sesi, Senai e Senac. 'Não estamos com pressa, mas queremos ser ágeis' (Romildo de Jesus/Futura Press)
Depois de BNDES, governo prometeu que irá abrir a ‘caixa-preta’ do Sistema S, que inclui Sesi, Senai e Senac. ‘Não estamos com pressa, mas queremos ser ágeis’.
A equipe econômica de Jair Bolsonaro já deixou claro que pretende reduzir as contribuições feitas ao sistema S, que inclui nove instituições como Sesi, Senai e Senac. De acordo com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa, falta decidir qual será o tamanho do corte. A expectativa é de que ele varie entre 30% e 50%. “Não estamos com pressa, mas queremos ser ágeis. Está na hora de abrir esta caixa-preta para a sociedade”, declara Costa.
O secretário considera “boa parte” do sistema S como caixas-pretas. “A transparência é mínima e as informações das entidades passadas ao TCU são inconsistentes. O patrimônio imobiliário e financeiro é gigantesco, os critérios de contratação e de gastos nem sempre são republicanos”, aponta.
Costa diz acreditar que nem mesmo o Sistema S se recusará a realizar mudanças que o deixem mais transparente. “Já estamos detalhando algumas propostas que vão trazer mais transparência. Serão os primeiros passos”, indica.
A proposta de corte da contribuição será definida nos próximos meses e deve respeitar critérios técnicos, e não políticos, segundo o secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário