domingo, 20 de janeiro de 2019

QUANTO MAIS ARMAS MAIS CRIMES?

Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro facilita a posse de armas de fogo no Brasil.
Ao justificar a edição do decreto que facilita a posse de armas de fogo, o ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PSL), Onyx Lorenzoni, disse que “toda experiência da humanidade mostra que, quanto mais armada a população, menor a violência”.
Convidado a listar países que poderiam corroborar a afirmação de Lorenzoni, o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, não citou nenhum exemplo e disse que os estudos que indicam que mais armas em circulação resultam em mais homicídios são “controversos”.
“Essa questão de estatísticas, de causas de violência, causas de crime, sempre é algo bastante controvertido. Nós até valorizamos esses trabalhos, reportando as estatísticas colhidas por institutos e especialistas, mas esses temas são muito controversos”, disse Moro em entrevista à GloboNews, na terça-feira (15). “A política anterior [Estatuto do Desarmamento] não resultou numa diminuição significativa de homicídios no Brasil.”
 Nós até valorizamos esses trabalhos, reportando as estatísticas colhidas por institutos e especialistas, mas esses temas são muito controversos.Sérgio Moro, ministro da Justiça e da Segurança Pública.
Especialistas dizem que, se o Estatuto do Desarmamento não reduziu as taxas de homicídio no Brasil, ele impôs um freio à tendência de alta. Sem o controle das armas de fogo, afirmam, o número de mortes violentas seria ainda maior do que o registrado - quase 64 mil homicídios em 2017.
Ao HuffPost Brasil, o economista Daniel Cerqueira, que pesquisou, em seu doutorado as “Causas e Consequências do Crime no Brasil”, disse que a declaração de Moro “reflete total ignorância sobre o método científico e sobre a literatura nacional e internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário