sábado, 19 de janeiro de 2019

PROCURADORA É PRESA POR TER TORTURADO CRIANÇA.

A procuradora aposentada Vera Lúcia de Sant’anna Gomes foi denunciada em 2010 por torturar criança (Reprodução/TV Globo)
A procuradora de Justiça aposentada Vera Lúcia de Sant’anna Gomes foi presa pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (17). Condenada por torturar uma menina de 2 anos que pretendia adotar, Vera Lúcia estava foragida desde 2016 e foi encontrada em seu apartamento em Ipanema, na Zona Sul da cidade.
Ela foi levada de sua residência por policiais por volta de 8h15 da manhã, segundo a TV Globo, mas sentiu mal estar e precisou ser encaminhada ao Hospital Copa D’Or.
O caso ocorreu em 2010 e Vera Lúcia chegou a ser presa após a denúncia, mas foi solta em 2014 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Dois anos depois, a Justiça decretou sua prisão e ela não foi presa por ter sido considerada foragida.
No entanto, a procuradora foi localizada pela equipe da GloboNews na manhã de quarta (16) no mesmo endereço que consta no processo movido contra ela.

A história

O Conselho Tutelar do Rio de Janeiro recebeu uma denúncia de maus-tratos envolvendo Vera Lúcia e uma garota de dois anos a quem ela pretendia adotar. Na ocasião, em maio de 2010, foi relatado que ela espancava e xingava a criança, de quem tinha a guarda provisória. A procuradora foi presa preventivamente no mesmo dia.
Menos de dois meses depois, foi condenada em primeira instância a 8 anos e 2 meses de prisão em regime fechado. Em 2014, quando o processo foi julgado em segunda instância, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) reduziu a pena para 5 anos e 5 meses de prisão em regime semiaberto.
Uma semana depois, ela obteve um habeas corpus do STF e foi solta. Em 2016, ao fim do processo, quando todas as possibilidades de recurso chegaram ao fim, o TJ-RJ decretou que ela cumprisse pena no semiaberto. Mas já estava foragida

Nenhum comentário:

Postar um comentário