sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

OPOSIÇÃO QUER CPI CONTRA FLÁVIO BOLSONARO.

CPI para investigar Flávio Bolsonaro precisa de apoio de 171 deputados para sair do papel.
Diante do avanço das investigações de lavagem de dinheiro envolvendo o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), a oposição traça uma estratégia para explorar o tema na volta do Congresso Nacional, em fevereiro.
Uma das ideias é criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), mas para isso, é necessário o apoio de pelo menos 171 deputados. A prioridade do momento, no entanto, é a eleição da Presidência da Câmara.
O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), é um dos articuladores da CPI, mas ainda não há consenso sobre o tema. O deputado estadual pelo partido no Rio de Janeiro, André Ceciliano, também é alvo da investigação na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio). A bancada com 56 integrantes só irá ter uma posição na próxima semana, quando se reúne para bater o martelo sobre a disputa para o comando da Casa. 
No caso da criação de uma CPMI (comissão parlamentar mista de inquérito), é necessário, além do apoio de 171 deputados, pelo menos mais 57 senadores -o colegiado é composto por integrantes de ambas as Casas.
As CPIs têm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, como determinar diligências, ouvir indiciados e testemunhas e requisitar informações a órgãos públicos. Elas duram 120 dias, prorrogáveis por até metade.
No Senado, Kátia Abreu (PDT-TO) não vê essa como a melhor estratégia. “Todas [as CPIs] são oportunistas. Raramente têm resultado sério. Não assino e não participo de CPI”, afirmou à reportagem. De acordo com a parlamentar, a oposição deve continuar com os debates sobre a investigação de Flávio Bolsonaro. “Não vai faltar quem bata tambor até doer nos ouvidos deles.”
Na Câmara, o PDT diz não ter debatido o tema. “Não conversamos. Reuniremos no início da legislatura e avaliaremos. O que é certo é que tem que ser rigorosamente apurado”, afirmou ao HuffPost Brasil o líder da bancada, deputado André Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário