Em reunião a portas fechadas, líderes partidários que apoiam a candidatura à reeleição deRodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados fecharam consenso em torno de uma chapa única.
A chapa considera os quadros que o recém-criado bloco de oposição tem direito. Pelo princípio da proporcionalidade, o grupo formado pelo PT, PSB, PSol e Rede ficaram com a 7ª e a 10ª escolha. A eles couberam duas suplências. Foram escolhidos: Rafael Mota (PSB-RN) e Assis Carvalho (PT-PI).
Os partidos de Ciro Gomes (PDT) e Manuela D’Ávila (PCdoB), que costumavam se coligar com o PT, entraram em outro bloco. O PDT e PCdoB inicia a legislatura ao lado de outros 8 partidos. São eles: Podemos, Solidariedade, Patriotas, PPS, Pros, Avante, PV e DC.
O maior bloco é o que tem afinidade com a presidência da República. Ele é composto pelo PSL, PP, PSD, MDB, PR, PRB, DEM, PSDB, PTB, PSC, PMN. Presidente do PSL, Luciano Bivar (PE) foi indicado para a 2ª vice-presidência. O novato Marcos Pereira, do PRB, um expoente da bancada evangélica e ex-ministro de Dilma Rousseff e Michel Temer, foi indicado como 1º vice.
Para definição desses blocos, Rodrigo Maia considerou coligações ainda não aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Parlamentares tentam reverter a decisão no plenário.
Abaixo a composição da chapa:
🔹Presidente: Dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ).
🔹1º Vice-Presidente: Dep. Marcos Pereira (PRB-SP).
🔹2ª Vice-Presidente: Dep. Luciano Bivar (PSL-PE).
🔹1º Secretário: Dep. Giacobo (PR-PR).
🔹2º Secretário: Dep. Mário Heringer (PDT-MG).
🔹 3º Secretário: Dep. Fábio Faria (PSD-RN).
🔹4º Secretário: Dep. André Fufuca (PP-MA).
🔸Suplente: Dep. Rafael Mota (PSB-RN).
🔸Suplente: Dep. Isnaldo Bulhões (MDB-AL).
🔸Suplente: Dep. Geovânia de Sá (PSDB-SC).
🔸Suplente: Dep. Assis Carvalho (PT-PI).
Nenhum comentário:
Postar um comentário