quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SALVADOR TERÁ VÁRIOS FESTIVAIS NO FINAL DO ANO.

A prefeitura de Salvador anunciará em coletiva nesta quarta-feira (18), às 17h, no Farol da Barra, o seu novo calendário cultural, que se inicia neste fim de semana com o Festival da Primavera, com atrações como Luiz Caldas e Baiana System, entre o por do sol de sábado (21) e o raiar do dia de segunda (23). O Bahia Notícias teve acesso às informações e conseguiu apurar que a intenção é a de que, a partir do próximo ano, o evento cresça e se transforme em uma espécie de Virada Cultural de São Paulo, com grade nacional, programação alternativa e difusão dos espaços boêmios da cidade, como o bairro do Rio Vermelho. Dos 30 eventos a serem divulgados, quase a metade já acontece e será potencializada, a exemplo da Festa de Iemanjá, que, no ano passado, recebeu recursos de apenas R$ 11 mil do Município para a compra do presente da rainha do mar. Entre as novidades estão o retorno do Panorama Percussivo Mundial (Percpan) – extinto em 2009 na cidade –, no mês de abril, o Festival de Cultura Latina, em maio, que pretende ser concebido nos moldes da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, e o Festival da Música, em outubro, todos com artistas estrangeiros. A ideia do prefeito ACM Neto é trazer à capital baiana produtores, grupos musicais e artistas de fora, sobretudo de países como a Argentina, Chile, Venezuela e Cuba.
Em relação aos festejos de fim de ano – Natal e Réveillon – ainda não será dessa vez que a administração soteropolitana confirmará os nomes de Roberto Carlos, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ivete Sangalo – que ainda tem uma pendência de agenda – embora, segundo interlocutores do prefeito ouvidos pelo BN, "esta seja a pegada". Para todos os projetos, a prefeitura já tem a equação financeira definida: porcentual reduzido de investimentos e  garantia dos serviços essenciais, o que só será possível por meio de parcerias público-privadas (PPPs), com a cessão de espaços públicos da cidade para a exploração de mídia das empresas. Também serão lançados a nova marca de turismo de Salvador e o Portal da Cidade, que, a partir de dezembro, abrigará informações como agenda, eventos, restaurantes, bares, hotéis, vídeos e podcasts, com histórias e dicas de pontos tradicionais da capital baiana. O conjunto de medidas pretende estabelecer um calendário consolidado em dois ou três anos.

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