segunda-feira, 9 de novembro de 2015

CORTE DO BOLSA FAMÍLIA ATINGIRIA MAIS DE 2,9 MILHÕES DE BENEFICIÁRIOS

Beneficiários do Bolsa Família fazem fila para resgate do benefício em agência da Caixa localizada na zona norte do Recife
Beneficiários do Bolsa Família fazem fila para resgate do benefício em agência da Caixa localizada na zona norte do Recife(CLEMILSON CAMPOS/JC IMAGEM/Estadão Conteúdo)
Na tentativa de demover o relator-geral do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), de propor um corte de 10 bilhões de reais no Bolsa Família, o governo decidiu partir para uma "batalha de números". A intenção é mostrar que, neste momento de forte crise econômica, a "tesourada" no principal programa social reduziria em 2,9 milhões o número beneficiários no Estado de São Paulo, que seria o mais afetado pela redução das verbas.
Em todo o país, 23,2 milhões dos 47,8 milhões de beneficiários seriam excluídos do programa, diz o governo. O corte também retiraria 250.700 crianças e jovens das escolas no próximo ano, diz o governo. Nas simulações feitas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, o Estado comandado pelo governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) seria a unidade com a maior evasão: cerca de 61% dos quase 5 milhões de beneficiários do programa em São Paulo teriam de ser desligados.
O Paraná, Estado do relator e comandado pelo também tucano Beto Richa, é o que mais perderia beneficiários em termos proporcionais: 75% do 1,4 milhão de pessoas contempladas sairiam do programa social.
A oposição também tem se posicionado contra o corte no programa. No Senado, Ronaldo Caiado (DEM-GO) já manifestou restrições à "tesourada". Nas simulações, o critério do ministério para fazer o corte atinge inicialmente as famílias beneficiárias que trabalham e têm maior renda dentro do programa e, depois, aquelas que só contam com o Bolsa Família como fonte de renda. Por essa razão, São Paulo encabeça a lista, seguido por Minas Gerais e Bahia. Por outro lado, Estados mais pobres, como Piauí e Maranhão, teriam o menor corte proporcional, abaixo de 30% do total de beneficiários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário