segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

NO GRUPO DE LIMA BRASIL CONDENA GOVERNO DE MADURO.

O novo chanceler brasileiro, Ernesto Araújo
Os ministros das Relações Exteriores dos países-membros do Grupo Lima se reúnem nesta sexta-feira (4), na capital peruana, com a participação sem precedentes dos Estados Unidos para definir ações contra o novo mandato de Nicolás Maduro na Venezuela, reunião que também contará com o chanceler do novo governo de Jair Bolsonaro.
A reunião começou assim que a imprensa saiu da sala onde foram feitas as primeiras imagens. Não houve declarações iniciais. A consulta continuará a portas fechadas e um comunicado está marcado para as 17h30.
De acordo com o comunicado divulgado pela Diplomacia peruana à imprensa na quinta-feira, "os ministros das Relações Exteriores do Grupo de Lima se reunirão para analisar a situação na Venezuela e tomar medidas antes do início, em 10 de janeiro, do novo mandato presidencial de Nicolás Maduro, resultado de eleições ilegítimas".
Na última hora de quinta, o governo dos Estados Unidos anunciou que o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, participará da reunião do grupo por videoconferência, apesar de não fazer parte do mesmo.
Durante sua visita ao Brasil para a posse de Bolsonaro, Pompeo acertou com o chanceler peruano, Néstor Popolizio, "aumentar a pressão" sobre o governo Maduro para restaurar "a democracia e a prosperidade" na Venezuela.
A decisão acontece em um momento em que os Estados Unidos aumentam seus contatos com os países sul-americanos e endureceram seu discurso contra o governo de Maduro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário