quarta-feira, 11 de março de 2015

SENADO APROVA EM PRIMEIRO TURNO FIM DAS COLIGAÇÕES

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (10/3), em primeiro turno, o fim das coligações partidárias para eleições proporcionais – de deputados federais, estaduais e vereadores. A proposta de emenda à Constituição (PEC) teve 61 votos favoráveis e sete contrários. A votação teve ainda duas abstenções. A medida gerou debate entre os parlamentares, principalmente, entre os que pertencem a partidos nanicos. Eles terão mais dificuldade de se eleger, caso a proposta seja aclamada. 

O texto da PEC terá de ser discutido em plenário durante três sessões para ser submetido a nova votação. Caso seja aprovado em segundo turno, seguirá para análise do plenário da Câmara dos Deputados. Pela proposta, somente serão admitidas coligações nas eleições majoritárias, para senador, prefeito, governador e presidente da República. 

O líder do PT no Senado Humberto Costa (PT-PE) classificou a proposta como um avanço importante, já que a experiência atual “vai contra o fortalecimento ideológico”. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) manifestou apoio à matéria que, em sua opinião, é uma forma de consolidar os partidos, que seriam fortalecidos em sua ideologia e em seus posicionamentos.

Com o sistema de que vigora atualmente no Brasil, quanto mais votos uma coligação obtiver, mais vagas terá no Legislativo. Permite, então, que um candidato de uma coligação que obteve muitos votos possa "puxar" outro menos votado que um concorrente de outra coligação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário