domingo, 17 de março de 2013

DESCOBERTO TRABALHO ESCRAVO NA BAHIA


Trabalhador escravo presta depoimento no MPF
Foto: RP
Dezessete trabalhadores foram resgatados no início da noite desta sexta-feira (15) em operação conjunta do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e da Polícia Federal (PF). Eles estavam sendo submetidos a condições de trabalho degradantes, o que configura situação análoga à escravidão. O grupo prestava serviços à empresa GAF Logística Ltda., com sede no Rio de Janeiro, estado de onde vieram todos os trabalhadores resgatados, para a distribuição de listas telefônicas da Telelistas.net.

Dois homens identificados como os aliciadores dos trabalhadores – José Arildo Rodrigues e Edson Muniz da Silva, conhecido como Pedro – foram detidos em flagrante pela PF e levados para prestar depoimento na Superintendência do órgão, em Água de Meninos, onde devem permanecer presos. Contatado pelos fiscais do trabalho, o diretor da empresa GAF Logística, Gustavo Campilho, confirmou a contratação e se dispôs a vir a Salvador no sábado para iniciar o processo de indenização dos trabalhadores e esclarecer os fatos.

Na segunda-feira (18), na sede da SRTE (Rua Carlos Gomes – Centro), serão feitos os cálculos das indenizações para que os empregados sejam indenizados e possam ser reenviados ao Rio de Janeiro. Até lá, eles permanecerão hospedados em hotel no bairro da Pituba, em hospedagem viabilizada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado. Os custos da hospedagem e da alimentação dos resgatados, no entanto, serão cobrados da empresa.

O MPT já se movimenta para propor um termo de ajuste de conduta para a empresa, mas não descarta a possibilidade de ajuizar uma ação na Justiça do Trabalho. “Vamos ver como o dono da empresa vai se comportar, mas não vamos arredar pé de garantir as verbas rescisórias e uma indenização por danos morais coletivos a ser paga à sociedade”, informou o procurador Alberto Balazeiro, que integrou a força-tarefa

Nenhum comentário:

Postar um comentário