domingo, 31 de março de 2013

PRORROGADO A REDUÇÃO DO IPI PARA VEÍCULOS


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o governo desistiu de elevar as alíquotas para Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e caminhões, previstas para subirem na segunda-feira (1/4). As tarifas atuais serão mantidas até o dia 31 de dezembro de 2013.
Mantega e a Associação Nacional de Fabricantes de VeículosAutomotores (Anfavea), haviam se reunido na quinta-feira (28) em São Paulo para avaliar a situação do setor neste início de ano. Segundo o ministro, a decisão de manter o IPI reduzido foi tomada para que não haja queda nas vendas.
Entre maio e dezembro de 2012, o governo reduziu o IPI dos veículos flex de até 1.000 cilindradas de 7% para zero. Em 1º de janeiro de 2013, a alíquota dessa categoria subiu para 2%, que deve se manter até o final de 2013.
Para veículos a gasolina, o IPI original saiu de 13% para 6,5% entre maio e dezembro do ano passado e foi para 8% em 1º de janeiro. Já para os veículos utilitários, a alíquota de 8% ficou em 1% até dezembro e subiu para 2% em janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário