terça-feira, 12 de julho de 2016

VOTAÇÃO DA CASSAÇÃO DO MANDATO DE EDUARDO CUNHA SÓ EM AGOSTO


 Alex Ferreira/Câmara dos Deputados


O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), garantiu que, até segunda ordem, será votado nesta terça-feira o recurso do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para barrar o processo de cassação a que responde. O deputado disse ao Correio que a votação está prevista e que não há expectativa de mudanças. “Possibilidade, tudo existe, como nuvens no céu”, afirmou. “Mas, à primeira vista, é muito improvável”, continuou o deputado, um dos pré-candidatos a suceder Cunha no comando da Casa.

Há, no entanto, uma grande chance de a votação ficar para agosto, avaliam aliados de Eduardo Cunha. Como são três recursos e a discussão deve se arrastar, a CCJ não deve concluir a votação nesta terça. Além disso, a eleição do novo presidente da Câmara na quarta-feira deve encerrar o semestre legislativo e enterrar as chances de análise do caso ainda em julho.


Serraglio, no entanto, afirmou que a CCJ está com previsão de votação para as 14h30 de hoje e que isso só poderia ser impedido se o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), e os líderes partidários tomassem alguma decisão diferente. A reunião será destinada exclusivamente para analisar o recurso de Cunha. Ele pediu que fosse refeita a votação do Conselho de Ética que aprovou parecer para a cassação do mandato. O relator do caso na CCJ, Ronaldo Fonseca (PR-DF), deu voto favorável a Cunha.

Primeiro, o relator vai ler o parecer, segundo Serraglio. A seguir, o advogado de Eduardo Cunha ou o próprio deputado poderá falar. O presidente da CCJ disse não saber se Cunha estará presente na reunião. A seguir, haverá debates entre os deputados. Em seguida, os integrantes da comissão começam a votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário