terça-feira, 31 de outubro de 2017

AUMENTA O NÚMERO DE MORTE DE POLICIAIS NO BRASIL

Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
Contribuiu para que o Brasil atingisse o recorde histórico de homicídios o fato de 2016 ter sido também o ano mais violento das polícias - civis e militares. As corporações foram responsáveis por 4.224 óbitos registrados durante operações, uma alta de 25,8% em relação a 2015 (quando houve 3,3 mil casos). Em 2009, o total foi de 2.177 registros do tipo. Especialistas acreditam que, apesar de haver confrontos em que o uso da força é legítimo, o dado indica que a atuação dos agentes tem sido excessiva. Por outro lado, o assassinato de policiais também está em alta, o que dificulta o trabalho dos agentes de segurança.

Em oito anos, 21.897 pessoas morreram em ocorrências que foram registradas como "decorrentes de intervenção policial". Os casos têm de ser apurados para que a conduta do policial seja classificada como legítima ou excessiva, podendo fazer com que ele responda por homicídio. "Muitos casos não são investigados, então não sabemos em quantos deles os policiais usaram a força de forma legítima e em quantos o que aconteceu foi execução", disse a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Samira Bueno.

Pela primeira vez, a entidade levantou informações sobre as vítimas desse tipo de letalidade: 81,8% tinham entre 12 e 29 anos e 76,2% eram negras. "A juventude está muito vulnerável a esse tipo de ação policial", acrescentou Samira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário