quarta-feira, 26 de junho de 2013

OS POLÍTICOS SÃO ÁGUIAS OU CAMALEÕES.

.
As manifestações de rua que acontecem no país , primeiro o movimento passe livre em São  Paulo reivindicando a redução das tarifas do transporte público e a sua melhoria, fez explodir o sentimento de revolta da população, com o descaso dos governos nas áreas de saúde, educação, segurança e mobilidade , entre outras, condenando os gastos públicos que se fez com a Copa das Confederações, cuja dinheirama deveria ser aplicada nos serviços básicos que o governo têm obrigação de oferecer a população.
Foram mais de dois milhões de pessoas protestando nas ruas , que fizeram os governantes se assustarem e a presidenta da república receber os representantes dos movimentos populares e reunir-se com Governadores e Prefeitos para acharem uma resposta adequada ás revindicações que originaram os protestos.
Após essas reuniões, a chefe do governo central, propôs cinco pontos que na sua visão iriam saciar os anseios do povo e calar a voz das multidões.
Além de mais recursos para saúde e educação, propôs a convocação de uma assembleia nacional constituinte específica, para após um plebiscito , se realizar uma reforma política que satisfizesse os anseios populares.
Patinando numa seara que não tem conhecimento, a presidente despertou a aversão das instituições, dentre elas a OAB (ordem dos advogados do Brasil) e a CNBB(confederação nacional dos bispos do Brasil) ministros do Supremo tribunal Federal, e toda a oposição ao seu governo, que condenaram a falsa proposta, pois não existe constituinte exclusiva na legislação brasileira, e a iniciativa de proposta de emenda constitucional para reforma política no Brasil, é de competência exclusiva do Congresso Nacional.
A reforma política dormita nas gavetas do Congresso (câmara e senado) a mais de vinte anos, e os políticos em geral, especificamente os “coronéis” e os corruptos, não têm interesse nesta reforma que iria atender os interesses dos elitores, livrando-os das manipulações e do cabresto eleitoral.
Diversas propostas foram apresentadas pela oposição, em contraponto ao que foi colocado em pauta pela presidenta, mas o povo continua nas ruas, querendo soluções concretas e imediatas para o caos na saúde, segurança, educação e transporte público, o que não se faz, com discurso nem com promessas.
Aí entra a experiência das velhas raposas políticas e o presidente do senado federal, Renan Calheiros, apresentou projeto de lei, que destina dez por cento do produto interno bruto brasileiro, para custear a educação no país, e nele inseriu a gratuidade ou passe livre para os estudantes nos transportes públicos em todo o território nacional.
O início de tudo foi a proposta do Movimento Passe livre de São Paulo, que deflagrou tais manifestações.
Atendida a reivindicação sobre o transporte público gratuito para todos os estudantes, isto calará a população.?

Esperemos para ver, pois quem viver verá se os políticos brasileiros são àguias ou camaleões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário