sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

CPMI INDICIA MAIS DE CINQUENTA PESSOAS NA OPERAÇÃO LAVA JATO



Por 19 votos favoráveis e oito contrários, a CPMI da Petrobras aprovou no início da tarde desta quinta-feira (18/12) o parecer do relator Marco Maia (PT-RS) que recomenda o indiciamento de 52 pessoas envolvidas nas investigações da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal. A oposição não conseguiu colocar o relatório alternativo em votação.
A última versão do parecer de Marco Maia pede ao Ministério Público Federal o indiciamento de investigados pela Justiça, como o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef. Os políticos mencionados no esquema foram poupados do parecer considerada pela oposição como um “relatório carta branca e governista”.
Após receber críticas por apresentar um relatório que não indiciava nenhum envolvido, o deputado Marco Maia decidiu alterar a versão apresentada. Ontem (17/12), o relator causou mal estar no Planalto ao defender a saída de Graça Foster da presidência da Petrobras. Nesta quinta (18/12), Maia voltou a defender que a manutenção dela é insustentável mesmo após o ministro Ricardo Berzoini (SRI) ter defendido que Graça fica.
As recomendações da CPMI podem não ter efeitos práticos, pois os indiciamentos sugeridos já estão em investigação pela Justiça Federal do Paraná.
Atraso

A sessão começou com uma hora de atraso e após pressão da oposição. Antes de iniciar a sessão na manhã desta quinta-feira (18/12), os deputados da oposição tentaram buscar parlamentares da base que estavam em uma reunião a portas fechadas na sala do Gim Argello. Segundo o líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Imbassahy (BA), havia quórum suficiente na sala do senador para somar aos dez parlamentares que já haviam assinado a lista de presença na comissão. “Se transferirmos a sessão para lá daria quórum”, denunciou Imbassahy. Até as 11h, dez congressistas haviam registrado presença na sessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário