quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

ESTATAIS GASTAM MAIS DE 1,5 COM PUBLICIDADE

Fachada do edifício da Petrobras no Rio de Janeiro - 12/12/2014
Fachada do edifício da Petrobras no Rio de Janeiro - 12/12/2014 (Vanderlei Almeida/AFP)
O gasto das empresas estatais com publicidade alcançou o valor recorde de 1,48 bilhão de reais no ano passado, informa reportagem desta quarta-feira do jornal Folha de S. Paulo. Entre 2000 e 2013, segundo levantamento do jornal com base em dados fornecidos mediante decisão judicial pelo governo, as despesas das estatais com publicidade cresceram 65% – para 15,7 bilhões de reais. Os valores foram corrigidos segundo o IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas.
Petrobras, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil respondem por 86% do total gasto pelo governo federal com publicidade. A verba destina-se à promoção das empresas em rádio, TV, jornais, revistas e internet. Não foram contabilizados os gastos com patrocínio cultural e esportivo. No período, foram gastos 4,6 bilhões de reais com publicidade da Petrobras, 4,5 bilhões com a Caixa, 4,2 bilhões com o Banco do Brasil e 1,3 bilhão de reais com os Correios.
Como informou o jornal O Estado de S. Paulo em julho, em 2014, ano de disputa eleitoral, os gastos com publicidade da Petrobras aumentaram 17% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano passado, saltando de 132 milhões de reais em 2013 para 154 milhões de reais nos seis primeiros meses de 2014. O orçamento médio mensal de propaganda da companhia quase triplicou em maio e junho se comparado ao intervalo de janeiro a abril. A curva ascendente ocorre após a crise envolvendo negócios da companhia e às vésperas do prazo de suspensão das publicidades institucionais das empresas estatais

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