sábado, 14 de fevereiro de 2015

CUNHA VAI IMPLANTAR ORÇAMENTO IMPOSITIVO PARA EMENDAS PARLAMENTARES

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, utilizou a rede social de microblogging Twitter para mandar um recado ao governo. “Vamos apertar na semana após o feriado, já que a pauta esta destrancada e poderemos votar projetos de iniciativa dos deputados”. “E iniciaremos a tramitação do orçamento impositivo para as emendas de bancada”, escreveu o deputado no fim da noite desta quinta-feira (12/2). 
O “impositivo das emendas de bancada” é uma promessa de campanha de Cunha que desagrada o governo. Ao contrário da PEC do Impositivo aprovada na terça (10), que na prática já funcionava desde 2013, a nova proposta de Cunha significará novos custos para a União, caso aprovada. No Orçamento de 2015, R$ 2,46 bilhões estão reservados para as emendas de bancada, como antecipado pelo Correio.
Ao atualizar a rede social na noite de ontem, Cunha comentou também outra promessa de campanha, a criação de uma nova Comissão Permanente na Casa, para debater projetos ligados a pessoas com deficiência. “Na semana após o feriado de carnaval escolheremos as comissões permanentes”, disse ele. 
“E iremos criar uma nova comissão permanente, a dos portadores de deficiência”. Além de analisar projetos para pessoas com deificência, a criação da comissão representa a possibilidade de contemplar aliados com a presidência do colegiado, além dos cargos que podem ser distribuidos a apadinhados dos parlamentares.
Cunha foi direto ao comentar a disputa pela liderança do PMDB, vencida nesta quarta (11) pelo deputado Leonardo Piccianni (RJ). O presidente negou que tenha intercedido em favor do conterrâneo. “Não dei qualquer telefonema para quem quer que seja para pedir votos para a liderança”, disse. “Eu me sentiria representado por qualquer um que tivesse ganho e tenho até maior relação pessoal com o Lúcio (Vieira Lima, da Bahia)”, escreveu ele, referindo-se ao 2º colocado na disputa. “E mais: vou defender que no próximo ano o líder seja o Lúcio”, completou ele, que fez duras críticas à coluna do jornalista Lauro Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário